Sua Flora: sobre flores e amor

Por Cecilia Fernandes - sexta-feira, agosto 31, 2018


Sua Flora é um projeto fotográfico do casal Carolina Schaffer e Vitor Sá. O casal morava junto há um ano quando o fotógrafo decidiu usar sua companheira, mestre em botânica, e algumas flores que haviam na casa dos dois para criar uma imagem. A fotografia foi selecionada pelo Your Daily Photography em um concurso que tinha como temática o amor. A partir disso, na primavera de 2015, surgiu o projeto e a aventura de buscar por flores e realizar composições iniciou.

Em entrevista ao blog Follow the Colours, os artistas explicaram a história do projeto, suas inspirações, como se conheceram e o processo de realização das fotografias. Entre as inspirações do fotógrafo encontra-se o filme Beleza Americana, de Sam Mendes e o trabalho do artista Pierro Fornasetti, pintor, escultor e decorador italiano.
A inspiração retirada do filme é relacionada à posição da fotografia e a imersão da modelo nas flores, semelhante ao que acontece com Carol nas composições
Este é Pierro Fornasetti, expondo seus pratos artísticos. A inspiração retirada de seu trabalho relaciona-se ao corte das fotografias, seu enquadramento
O que mais me atraiu nesse projeto foi o processo das composições. Inicia-se com a coleta e seleção das flores, Vitor e Carol encontram flores pelos caminhos que realizam cotidianamente, na porta de casa, na saída dos lugares que frequentam, na casa dos familiares ou nas trilhas que realizam. Com respeito à natureza e às flores em primeiro lugar, os dois selecionam as flores que estão caídas da árvore, e quando se trata de tirar do pé, buscam exemplares em árvores diferentes da mesma flor para preservar a espécie.

A escolha do plano de fundo vem logo em seguida, harmonizando as flores escolhidas, o cabelo de Carolina e a disponibilidade de luz. A organização das flores é singular, uma por uma, estrategicamente colocada ao redor da modelo, minuciosamente moldando seu rosto, entrelaçando-se aos fios ruivos de cabelo. A direção da imagem, os cliques e enfim a seleção da melhor imagem para tratamento e edição tomam mais de meia hora e os resultados são incríveis. 

É um trabalho de paciência, companheirismo, apreciação da natureza. Nas fotos, a conexão entre a mulher e a flor despertam a sensação de união entre ambos. São imagens sobre amor, poesia, respeito e naturalidade. Como admiradora de fotografias mais naturais e artísticas, o projeto Sua Flora me inspirou pelas cores, pela simplicidade, pela mensagem e pelas sensações que cada foto transmite.
"Sua Flora é aquele instante que te faz parar para observar. Observar os detalhes minuciosos e perfeitos de cada flor. O poder de cura e a calmaria que a flora transmite. Observar a sinergia entre as flores e as mulheres, que muitas vezes são uma só. Associadamente, nossas fotos também revelam que para termos acesso a essa natureza intacta é preciso ter cuidado com a Terra, é preciso conservar nossas florestas, é preciso respeitar a biodiversidade e todas as formas de vida."


No site da Carolina Schaffer estão todas as fotos do projeto com as plantas utilizadas para cada fotografia. 

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários