Tatuagens de ondas do mar

Por Cecilia Fernandes - quinta-feira, julho 26, 2018

via pinterest

Meu amor declarado pelo mar é declarado abertamente nas redes sociais. Esse fascínio teve início com o reencontro com a praia no ano de 2012, quando visitei Guarajuba na Bahia e após incontáveis capotes pela força das ondas e muito tempo exposta ao sol aprendi a apreciar a praia, apesar da areia incômoda e do estrago que a água do mar fez ao meu cabelo. Atualmente, um dos períodos mais esperados por mim é o do final de ano em que viajo com minha família para o litoral nordestino e passo horas imersa no pedaço do Oceano Atlântico que banha o Brasil, explorando o paraíso singular com todas as suas comidas típicas, personalidades únicas e pontos turísticos históricos. 

Entre as formas de manifestar esse sentimento sincero, acabei me deparando com tatuagens envolvendo esse ícone. Após atualizar minha pasta de tatuagens no Pinterest selecionei algumas que atraíram mais minha atenção e realizei pesquisas sobre o significado por trás dos desenhos, das representações dessa força da natureza e as possíveis interpretações para as composições mais comuns.
  Significado das tatuagens de mar 
A onda significa uma das maiores potências da natureza, são formadas a partir de um fenômeno não linear onde as irregularidades da superfície marítima - como depressões e elevações - que vão alternando entre se tornar mais alta e mais baixa, com o tempo, a energia que passa pela água faz com que o movimento do mar seja circular. Além disso, tanto a Lua quanto o Sol realizam influência gravitacional sobre o mar, através do fenômeno das marés, demonstrando a influência dos astros sobre o mar e sobre os fenômenos meteorológicos que atingem esse corpo d'água. 

Seu movimento de ir e vir é associado com a ideia de transformação, mudança e evolução. Nesse sentido de uma força que leva e trás, movimentando o que está submerso e emerso em si dialoga com autoconhecimento e a relação entre o ser humano e a natureza, além disso, a incapacidade de fugir do poder das ondas e de sua velocidade se relaciona com a força do destino.

O elemento água é um dos quatro elementos básicos da natureza, tendo inúmeros significados em cada uma das correntes de pensamento. No contexto bíblico, a água está associada com a origem da vida como enuncia na Gênesis, é também associada à fé com o episódio do discípulo que andou sobre as águas e à purificação de caráter curativo como é simbolizado pelo batizado, pela lavagem dos pés do leproso e pelas inúmeras citações relacionadas à lavagem dos pecados pela água. No contexto do Taoísmo é associado ao feminino, à fertilidade, delicadeza, força e matriarcalidade - ligada à placenta humana durante a gestação. 

Possuí diversas interpretações no contexto da História da Arte, sendo adaptada de acordo com cada período artístico. Segundo o artigo do Professor e Doutor Hugo Fortes, no Renascimento, a água era relacionada à mentalidade de que os rios eram veias que viriam do interior da terra doando vida à superfície. Esse pensamento explica em parte a representação da água nos quadros de artistas como Leonardo DaVinci, em suas anotações nota-se a comparação entre o corpo humano e o corpo da terra, associando à água com as tranças de cabelo ou os rios com as veias do ser humano. Já na arte contemporânea existem conexões constantes entre a água, sexualidade, vida e morte nas composições e performances, a água é utilizada como extensão do corpo humano e apresenta conotações metafóricas e sexuais de acordo com as adaptações e intenções dos artistas.

Inspirações de tatuagens de ondas do mar
via pinterest

fontes

  • Compartilhe:

Postagens relacionadas

0 comentários