Decoração com plantas

quinta-feira, novembro 23, 2017 Cecilia Fernandes 0 Comments


No mundo moderno, a maioria das residências são verticalizadas, os apartamentos e prédios residenciais tomam conta das cidades e dificultam aquela costume antigo de se ter um jardim pessoal para cada família. Entre os novos projetos arquitetônicos que tem modificado os valores atuais dentro dessa verticalização pela qual as cidades passam, a revalorização das plantas no interior das casas e apartamentos tem se tornado crescente. Essa revalorização transformou as plantas em objetos de decoração e permitiu a retomada da importância das mesmas, tanto no que diz respeito à estética quanto na questão saudável de se ter esse organismo dentro de casa.
A postagem de decoração que trouxe aborda os novos métodos de utilização das plantas dentro das residências de forma a criar um ambiente harmonioso e vivo. Espero que gostem.

Utilizar de plantas para decorar os ambientes permitem a criação de um lugar aconchegante, harmonioso e livre. O contato com a natureza, mesmo que de forma limitada, transforma nosso lar em um refúgio, transmitindo as boas energias das plantas e provocando um conforto referente ao visual que é obtido com essa decoração. Existem muitas espécies no mercado que se adaptam com ambientes internos, desde que haja contato com a luz natural, as plantas passam a combinar com o lugar que estejam e perpetuam seu próprio ciclo de vida. 

Antes de escolher pela decoração com plantas, é necessário se atentar com as questões de luminosidade, temperatura, umidade e principalmente espaço, tendo em vista sempre as características específicas de cada espécie de planta, encaixando-as em ambientes propícios para seu desenvolvimento sadio. Áreas mais iluminadas e arejadas, como próximo a janelas ou em varandas, permitem com que a decoração seja tão efetiva quanto a adaptação da planta no espaço.


As vantagens em optar pelo uso de plantas na decoração, são vastas. Além de criarem um ambiente confortável, as plantas auxiliam na respiração dos moradores da casa por participarem do processo de trocas gasosas com o espaço, além de trazem vida aos ambientes apagados e possuírem uma vastidão de cores, transformando os ambientes e promovendo a tranquilidade. A escolha de meus pais por encher a casa de plantas auxiliou também no processo de desenvolvimento da minha consciência ambiental, considerando que aprendi a cuidar das plantas por meio da jardinagem e passei a valoriza-las desde então.

É de extrema importância conhecer a planta que será colocada dentro de casa, indo além da questão estética para compreender as especificidades de cada espécie. Optar somente pela beleza pode provocar estragos nos planos de decoração da casa, existem plantas que crescem demais pelo espaço, outras que morrem muito fácil e diversas maneiras de se manter uma planta da forma correta. Sendo assim, vale a pena pesquisar em sites específicos e questionar dentro das próprias floriculturas quais são as melhores espécies para seu interesse pessoal.

Cuidados com as plantas é essencial, é importante sempre lembrar que elas são um ser vivo e trata-las da melhor forma possível, auxiliando-as assim na adaptação ao ambiente e às pessoas. Minha mãe me ensinou a vida inteira que elas escolhem o lugar que querem ficar, passando por uma fase de testes e respostas até permanecerem num local propício às suas preferências, algumas espécies se desenvolvem melhor quando colocadas no chão, enquanto outras preferem suportes presos ao teto. 

Existem diferentes possibilidades de posiciona-las nos ambientes, no chão, com uso de pendentes, nas escadas, a partir da reutilização de materiais não utilizados, em estantes etc. É importante buscar estabelecer uma intenção através da decoração, principalmente no que diz respeito às cores do ambiente, optar por combinar os vasos com as cores das paredes, ou com móveis pode ser tão interessante quanto utilizar dos contrastes entre as cores das plantas e do próprio espaço, tudo dependendo do plano de cada pessoa. 

A escolha dos vasos também é importante, eles podem ser decorados de maneira artesanal ou comprados prontos, tendo diferentes formatos e estilos adaptáveis aos ambientes. A versatilidade dos vasos é essencial para a composição do espaço juntamente das plantas, podendo criar contrastes ou complementar objetos utilizados.

Entre minhas plantas favoritas e as melhores indicações para a decoração de ambientes interiores estão as suculentas, os cactos, as echeverias, as begônias coloridas e as samambaias. Por conta das cores, dos formatos, dos tamanhos que ficam durante o crescimento e o aspecto selvagem e natural que promovem aos ambientes, essas plantas adaptam-se bem dentro e fora da minha casa.

0 comentários: