5 coisas para se fazer quando estiver triste

sábado, agosto 06, 2016 Cecilia Fernandes 0 Comments


Alô, alô vocês que são atingidos pela tristeza vez ou outra
Diante de uma semana complicada no sentido emocional, eu percebi que muitas vezes me deixei abater pela tristeza ao invés de buscar nadar contra a maré e encontrar uma forma de superar aquela vontade de ficar deitada de baixo das cobertas durante horas e horas. Em um dos meus momentos da bad decidi reagir e buscar minhas próprias formas de melhorar o humor e contornar a situação em que estava. Depois de perceber que foi efetivo, listei meus passos para deixar aqui, para aqueles leitores que muitas vezes lidam com sentimentos difíceis de lidar. Espero que gostem;

1. Ouça e dance ao som de uma playlist animada
Música tem um efeito incrível em mudar nosso astral, mudar nosso humor e completar nosso dias, por essas e outras, quando estou triste, me perco nas horas fazendo playlists a fim de rechear meus dias das mais diversas melodias. Busco novas bandas, novas músicas, ouço rádios diferentes e peço ajuda aos amigos para preencher meu tempo com batidas, danço, pulo, canto alto a fim de gastar energia ao som de algum pop que tem tocado muito na rádio e dessa forma tiro o desânimo causado pela tristeza de perto de mim. 
Separei algumas que costumo ouvir quando estou triste, e vocês podem encontrar mais na categoria de playlist aqui do blog. 
Spotify

Youtube

2. Cozinhe e coma algo que gosta
Meu clichê favorito é o famoso sorvete, mas tem que ser de creme e fica melhor ainda quando acompanhado com um bolo daqueles de padaria. Não tem como ficar triste comendo algo que goste, e é por isso que eu abro mão de qualquer dieta somente para me permitir saborear com vontade algum doce nesses momentos difíceis, no final ele age como uma injeção de ânimo dentro de mim, e por isso eu indico que se busque distração por meio da comida. 
Se você, como minha amiga, goste de cozinhar quando lida com a tristeza, o lance todo fica melhor ainda. Procure uma receita nova, use os ingredientes que tem na sua geladeira ou simplesmente faça um bom brigadeiro de panela para devorar quando estiver se sentindo mal, ás vezes, quando estamos tristes precisamos apenas de algo bem gostoso para encontrarmos o equilíbrio de novo. 

3. Organize ou reorganize os ambientes
Eu tenho o incrível costume de reorganizar meu armário sempre que me vejo para baixo por causa de algum acontecimento diário, eu simplesmente tiro todas as roupas de dentro dele e as reorganizo ao som de alguma playlist (o item de número um pode acompanhar todos os outros itens), seja por cor ou por estilo, me perco nos minutos e nos cabides do meu guarda-roupa enquanto percebo o sentimento indo embora junto com algumas peças que posso doar. 
Acredito que todos temos algum armário, estante ou pilha de papéis que deixamos acumular de bagunça e demoramos cada vez mais para organizar, ao invés de ser um incômodo, eles acabam sendo um espécie de terapia para momentos difíceis. Muitas vezes organizamos um espaço físico e junto a ele criamos uma organização mental e sentimental, preencher a cabeça e movimentar-se é uma das melhores maneiras que eu conheço para combater o desânimo e os sentimentos indesejados.


4. Converse com seus amigos e familiares
Muitas vezes, ficar longos minutos no telefone conversando com uma amiga, interagindo em algum grupo do WhatsApp ou simplesmente puxando assunto com aqueles amigos que não conversamos há muito tempo nos ajuda a ficar feliz. Falar com os nossos familiares, abraçar nosso irmão, brincar com nosso animal de estimação ou apenas ficar sentada no sofá enquanto todo mundo assiste uma novela/filme faz com que nosso astral melhore, como se fossemos inseridos na atmosfera em que eles se encontram e aos poucos nos adaptássemos ao meio e as emoções que os rondam. 
Uma das melhores formas se sentir-se bem é socializar, misturar-se ao espaço e ao que ali se sente, isolar-se dentro da nossa redoma pode até ajudar, mas as vezes o que temos como sentimento nos momentos de tristeza pode nos sufocar.

5. Chore e se hidrate depois
Uma das melhores coisas a se fazer quando estamos tristes é simplesmente chorar. Por mais insano que pareça, encarar o sentimento de frente e se entregar a ele é uma boa maneira de supera-lo, por isso eu digo e indico que vocês se permitam chorar, chorem por minutos, horas ou pelo tempo que for, chorem tomando um banho quente, ou simplesmente no escuro do quarto, deixem as lágrimas lavarem todas as angústias e levarem do seu corpo aquilo que te incomoda, deixem as lágrimas simplesmente fluírem assim como tudo aquilo que você sente.
Depois que se cansar, se por fim adormecer ou simplesmente parar, levante-se. Tome um banho gelado, lave o rosto, tome bastante água, coma algo saudável e procure seguir em frente aos poucos, vivendo um momento após o outro até encontrar o equilíbrio pessoal que tanto se procura nessas situações.

coisas básicas  que podemos fazer para lutar contra a maré, mas esquecemos porque simplesmente não sabemos lidar com essa coisa louca, cruel e linda que é chamada vida
a. Respire fundo. Sempre que sentir que a tristeza está chegando perto, respire. Respire três vezes ou dez se for necessário, respire curto, respire fundo, respire estando sentada ou em pé, mas deixe com que o ar entre e saia levando tudo aquilo que te aflige, oxigene seu cérebro e seu corpo apenas para colocar sua mente em ordem, dessa forma, fica mais fácil de evitar ser sufocada pelos pensamentos.
b. Se movimente, saia do lugar, faça polichinelos, rode, mas busque agitar seu corpo a fim de deixar o ar e o sangue circular melhor para o seu corpo. Além de ser uma distração, sua mente logo se desvia daquilo que gera a tristeza e o ânimo passa a te envolver mais do que a tristeza em si.
c. Aperte seu corpo, sinta-se por inteiro. Parece louco eu sei, mas as vezes, perceber nosso próprio corpo utilizando o tato ajuda a desviar as sensações e compreender melhor o que se passa a fim de desenvolver técnicas melhores para as crises futuras. Por exemplo, eu sei que quando estou triste com alguém sinto minha cabeça doer, e por isso fico pressionando as têmporas enquanto faço outras coisas na intenção de aliviar a tensão, pode parecer bobo, mas funciona também. 
d. Tome um banho. Gelado ajuda a despertar, mas quente ajuda a refletir, dependendo do objetivo, ficar alguns minutos de molho no chuveiro auxilia tanto quanto todos os outros itens citados nessa publicação, é como se você lavasse seu corpo e também sua alma daquilo que te aflige enquanto a água e até mesmo o acúmulo de energia seguem para o ralo.
e. Durma. No final das contas, talvez a melhor solução seja simplesmente fechar os olhos e tirar uma boa soneca, descansar a cabeça e renovar as energias durante o sono, embora para algumas pessoas dormir nesses momentos seja difícil, para outras (como eu) é simplesmente balsâmico. Se nada der certo, algumas horas de descanso resolve. 
fontes

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