Como eu economizo meu dinheiro

domingo, novembro 23, 2014 Cecilia Fernandes 0 Comments


Comecei semana passada uma onda nova para economizar meu próprio dinheiro em busca de obter um dos primeiros itens da minha To Buy List que venho ansiando a muitíssimo tempo: minha Câmera DSLR Profissional para obte-la eu tive que adotar uma nova série de mandamentos buscando economizar ao máximo qualquer quantia de dinheiro que chegue as minhas mãos. Para isso procuro seguir essas regras:

Guarde qualquer moeda que encontrar no cofre
Sabe aquelas moedas que brotam no meio do sofá? Aquelas que você encontra magicamente no bolso de uma calça que estava jogada pelo quarto ou até aqueles míseros centavo de troco do lanche? Pois é,
guarde-o nem pense em comprar doce ou algo do gênero, ponha na carteira e lembre-se de colocar no cofre o mais rápido possível. 

Pense duas vezes antes de comprar algo, depois pense mais duas.
Quando estiver diante de uma situação de consumo pense se aquela coisa é muito importante para você no momento. Você precisa mesmo de um outro volume de Harry Potter sendo que você ainda tem dois outros livros para ler? Você precisa dessa capinha nova tendo outras quatrocentas em casa? Você precisa mesmo comer Big Mac depois de já ter gasto dinheiro com o cinema? A resposta é não. Quando for comprar algo questione-se: eu preciso mesmo disso agora? É tão importante para minha vida no momento? assim você não fara nenhuma besteira :) 

Anote os gastos realizados durante o mês
"Mas Cecília isso é tãaaaaaaao chato" é mesmo, mas é de suma importância. Não está afim de escrever em um caderno seus gastos? Que feio tsc tsc Então baixe o aplicativo notas e anote cada pequeno gasto, desde uma balinha até um sapato novo, assim no final de cada mês você verá quanto gastou e irá analisar se era necessário tantos gastos

♥ Crie metas
Procure estabelecer metas para gastos e para economias. Por exemplo, no meu caso eu optei por comprar apenas um livro no mês ao invés de dois, parei de comprar doces na escola (o que também ajuda na dieta haha) e troquei lanches comprados na padaria por sanduíches feitos em casa. Estabelecer metas é um ótimo incentivo e com o tempo irá te mostrar que alternativas para os costumes consumistas são bem úteis para a vida. 

♥ Troque presentes por dinheiro*
Essa regra tem um asterisco por ter sido realizada durante o meu aniversário, eu pedi para que meus tios e avós me entregassem o dinheiro que iriam gastar me enviando presentes, daí eu peguei cada nota e guardei no cofre optando por utiliza-lo no meu projeto de compra e não em presentes bobos.

 ♥ Preserve seus itens visando não ter que comprar novos
Material escolar na minha mão some mais rápido que fecho de brinco no chão. Sou ótima em deixar meu estojo aberto e quando voltar ter pedido algumas muitas canetas e borrachas, por isso criei uma regra onde eu converso ao máximo cada item meu, desde os escolares até roupas, procurando não ter que gastar dinheiro comprando novos para substituir os perdidos.



Concluindo...
Seguindo essas regras você será capaz de conservar grande parte do seu dinheiro, também aprenderá a se organizar e desenvolverá certa consciência em relação a consumo, gastos, economia e lucro. No começo a quantia economizada será pouca, será difícil economizar em meio de tanto consumo e vontades preguiça também , mas é de moeda em moeda que se conquista grandes coisas. 

0 comentários: