Resenha: Os 13 porquês

sábado, outubro 18, 2014 Cecilia Fernandes 1 Comments

"O único jeito de descobrir este segredo é apertando o play" 
Minha professora de literatura passou esse livro em sala e fiquei super contente ao lê-lo já que este era um dos itens da minha booklist, estava bastante ansiosa para ler e foi um livro que me surpreendeu bastante. Mesmo sendo um livro da escola eu gostei muitíssimo de ler e fiquei super empolgada para escrever e publicar a resenha dele aqui - a ansiedade foi tanta que terminei o livro em dois dias -
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. "

O livro narra a trajetória de Hannah Baker uma garota que se suicidou e decidiu deixar a determinadas pessoas um conjunto de fitas cassete explicando o real motivo de seu suicídio, citando a participação de cada um dos alunos do colégio Crestmont que foram responsáveis por criar uma falsa reputação para a garota que era novata no colégio na época e que acabou se tornando alvo de brincadeiras pesadas e falsidades que a afundaram cada vez mais em seus pensamentos suicidas.
Hannah envia uma caixa de sapatos com o conjunto de fitas enrolado em um plástico junto com um mapa com estrelas vermelhas marcadas indicando cada um dos lugares que as pessoas citadas deveriam ir para entender completamente a história. A caixa é enviada para a primeira pessoa citada na história e esta, após ouvir todas as fitas, deve passar para a próxima pessoa como uma espécie de corrente.
Hannah gravou as fitas com a intenção de mudar a vida das pessoas citadas na história e faze-los enxergar o que eles fazem com outros.

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

Quando eu fechei o livro ontem eu fiquei alguns segundos encarando a capa do livro e pensando em todas as pessoas que eu conheço que passaram a agir exatamente como Hannah no livro. As mudanças de aparência, deixar seus itens com outras pessoas, evitar pessoas esse tipo de reação que segundo o livro são sinais sérios de uma possível pessoa suicida, e ai eu percebi que as vezes deixamos as pessoas passarem por nós sem nos darmos ao trabalho de dizer nem ao menos um singelo "oi" para demonstrar que nos importamos.
Jay Asher procura trazer de forma realística a situação que inúmeros jovens enfrentam durante a vida, principalmente na adolescência quando tudo é mais acessível e muito mais intenso que o normal. A história de Hannah Baker é comum e ao mesmo tempo surpreendente, o modo como ela conta a trajetória dela desde o momento em que o suicídio tomou conta seus pensamentos até a hora que ela passou a procurar alternativas e maneiras de se matar nos faz ansiar por mais e mais. A curiosidade nos move a ler até o fim e exigir por mais no final.
Embora já soubesse como seria no final, fiquei ansiando para que Jay surgisse com um plot twist e desse uma grande reviravolta na história quebrando totalmente as expectativas dos leitores e aquele final previsível, mas não ocorreu como esperado. De qualquer forma é um bom livro e me fez repensar bastante sobre tudo

Dados:
Nome: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Lançamento: 2007
Nº de páginas: 254

Classificação: 

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem? Já que você gostou de "Os 13 Porquês", vim te indicar o livro "O Último Adeus".

    Ele vai ser publicado em junho pela DarkSide Books e ó, é incrível <3 http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir